sábado, 31 de agosto de 2013

SHABBY CHIC E PROVENÇAL


Dois estilos semelhantes, porém contextualizados diferentemente.
Muito fã dos estilos românticos e mais ainda quando começaram a usar esse estilo na decoração das casas aqui no nosso país, das festas de aniversário, casamentos, batizados enfim, afinal é tudo tão fofo não é mesmo!!

Mas esses estilos se tornou popular devido seu caráter mais feminino e romântico, cara de "casinha de boneca". Tudo que olhamos com esse caráter chamamos de “provençal”... Na verdade não é bem assim não.

Nesse mundo romântico, rústico com florzinhas e cores claras, há outros estilos que estão por trás devido um contexto histórico. Daí, para aprender a distinguir cada um, fui atrás.

Shabby Chic!!!

Talvez você nunca nem tenha ouvido falar esse nome, mas existe.
O Shabby significa desgastado, velho. Esse estilo tomou características das casas de campo da Grã Bretanha no inicio do século passado. Bem com uma cara campestre mesmo.

Nas décadas de 70 e 80 esse estilo se popularizou nos Estados Unidos ganhando uma nova releitura, classificando como Shabby Chic, que nada mais é que “o velho que é chique” ou o “chique gasto”. Que é mesclar peças modernas e sofisticadas com móveis antigos surrado, aqueles gastos pelo tempo.

A ideia é resgatar a importância da reutilização das peças de família que faz parte da história e trazer para o cotidiano mesclados com peças modernas e sofisticadas, agregando aí elementos da decoração como velas, flores, candelabros e etc.

Características típicas do estilo: mobília gasta e envelhecida inserida na composição, estampas florais de tons claros. Mobília de madeira, de ferro e metal pintado. Ambientes arejados para incidências da luz do dia.















Provençal!!

Estilo que surgiu no sul da França, na região de Provença há séculos atrás. Estilo predominantemente campestre. Os camponeses inspirados nos costumes dos moradores da corte francesa deram inicio ao "estilo provençal", mas claro que tudo ao seu modo e com os elementos que possuíam e outra naquele tempo também isso não era um estilo, era uma forma de viver.

Devidos os campos de lavanda que existia nessa região, esse é um elemento que bastante caracteriza o estilo tanto como a sua cor, o lilás quanto ao formato das flores nas estampas dos tecidos e nos adornos decorados de casa.

Ao contrário como muito se pensa, até mesmo eu, a estilo provençal não é um estilo predominantemente romântico e sim mais rústico e natural mesmo.

Características típicas do estilo: tons claros como brancos, azuis e rosados, estampas florais principalmente o uso e caracterização da cor e da forma da lavanda. Uso da madeira principalmente com o efeito patinado. Sofás e poltronas bastante almofadadas. Alguns ambientes com piso ou parede de pedra e  madeira. Tijolo aparente nas paredes e elementos decorativos de porcelana.






















Sei que as convenções diferenciam os estilos. Mas confesso aqui. Ou shabby chic ou provençal, dá na mesma para a minha humilde pessoa. Misturaria tudo e me sentiria apaixonada com tudo isso. 
Muito legal né!!!

Abraços para todas!!!





Não tenha medo de ser feliz. Felicidade não tem dono. Encontre-a dentro de si e espalhe por onde passar!!!



As imagens contidas no blog são retiradas de outros blogs e sites aleatórios da internet. Caso seja o proprietário das imagens e não estiver de acordo com o uso, por favor, entrar em contato e solicitar a retirada das imagens. Obrigada!


by Clara Helou Castilho.

sábado, 24 de agosto de 2013

THE CHESTERFIELD

Hoje quero falar de um clássico dos clássicos. Pra mim, um modelo e um estilo. São os sofás Chesterfield. Modelo clássico Inglês, produzido e usado desde os tempos de reinado da rainha Victoria.



Modelo clássico


Trata-se de peças com o encosto captonado (que são essas abotoaduras intercaladas), braços altos e arredondados da altura do encosto e alguns com o assento com almofadas soltas.

Inicialmente essas peças eram produzidas de couro. Me lembro de ver em reportagens os modelos de couro desgastado sendo descartados nas ruas americanas e europeias. HELLO!!! Não façam mais isso!!! É um pecado para os dias de hoje. Viva a cultura vintage!!!

Vários modelos antigos passam por restauração para ser mantido conforme a época para serem usados na decoração atual, outros nem se dão a esse trabalho. Valorizam o desgaste acarretado pelo tempo.  Além disso, diversas marcas sempre trazem uma releitura (uma nova característica) para o estilo, mudando um adorno, uma nova cor, um novo tecido, um toque de ousadia e elegância, mas claro que tudo mantendo a essência original de um Chesterfield.

O fato é que um Chesterfield nunca saiu de moda. Sempre surpreendendo em diversos ambientes da atualidade como em escritórios sócio executivos, em casa, salas comerciais, lojas de luxo etc. Sempre muito confortável e acolhedor, sua elegância e sua estética requintada não carrega nenhuma ambiente quando bem trabalhado com bom gosto e bom senso.

Sinta essa essência você também e desfrute dessa seleção que encontrei.
























Grande abraço!!


As imagens contidas no blog são retiradas de outros blogs e sites aleatórios da internet. Caso seja o proprietário das imagens e não estiver de acordo com o uso, por favor, entrar em contato e solicitar a retirada das imagens. Obrigada!

by Clara Helou Castilho

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Móveis de ferro... são móveis com estilo!!!


É isso mesmo, mobiliário de ferro é igual a mobiliário estilizado. Pare de cria associações como móvel da casa da vovó, velharias do passado, “que coisa brega”... Móveis das décadas e dos séculos passados então em alta e super tendência dentro da contextualidade contemporânea.

O ferro forjado é resistente e de longa durabilidade. Muito usado em varandas e jardins, agora com nova roupagem e nova releitura, aplicados dentro de casa nas salas de estar, jantar, balcão de cozinha e nos quartos. Sejam as cadeiras, bancos, camas, mesas de centro, de sala e jardim. O gostoso é que a mobília de ferro resgata a atmosfera campestre e natural e recordam nossas antigas memórias e as lembranças da infância.


Conjunto da loja Nova Casa - Goiânia/GO

Conjunto para jardim na cor preta. Sem problemas com o tempo, sol ou chuva.


Ai que fofo para ser usada na penteadeira!!!

Conjunto da loja Nova Casa - Goiânia/GO,

Cama de princesa. Poderia ser também da cor branca lembrando o estilo provençal.

Conjunto tradicional. As almofadas auxiliam para mais conforto.

Super estilosas estas aqui. Tire aproveito das cores e abuse dessa tendência em casa.

Cadeiras da loja Casa Mix e Bossa - Goiânia/GO. Estilo é tudo que este ambiente possui.

Ideia para seu jardim, terraço ou quintal.

Decoradas com almofadas fazem muito bem o seu papel nas varandas e sacadas.

Com tinta fosca e cor delicada, confere elegância e aconchego para quartos de meninas.

Nova roupagem para as peças: uma de cada cor e com tinta brilhante.

Se as cores fazem sua cabeça, aposte neste design e colora sua casa com elas. Uma dica é aproveitas o seu conjunto antigo e aplicar uma nova camada de tinta com cor e as distribua pela casa.

Ai que delícia não é mesmo!!!
Espero que tenham gostado. Abraços e muito obrigada!!!



As imagens contidas no blog são retiradas de outros blogs e sites aleatórios da internet. Caso seja o proprietário das imagens e não estiver de acordo com o uso, por favor, entrar em contato e solicitar a retirada das imagens. Obrigada!

by Clara Helou Castilho

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

BANHEIROS

Oiê gente!Já tem uns bons dias que estou planejando esta postagem sobre banheiros.
E que coisa né... No trabalho estou todos os dias fazendo planejamentos e idealizando banheiros para os meus clientes, ôh meu Deus!! Rssrsr

Mas então, para você que está reformando ou construindo, já parou para pensar no seu futuro banheiro? Acredito que sim. Nem que seja para falar, “ah eu gostaria que o meu banheiro fosse assim...”, olhando para uma foto de revista ou na internet ou até mesmo na TV. Mesmo porque muitas vezes desde a fase de idealização do projeto já é preciso ter algo em mente para construir a arquitetura do ambiente.

Mas vamos por partes, certo!! Primeiro pense em quem será o usuário desse banheiro, levante um estudo sobre o espaço e como será sua contextualização de acordo com o dimensionamento existente, os setores e as reais funções que terá para o seu usuário, (você no caso). Depois é partir para buscar o estilo, ou seja, caracterizar esse banheiro para agregar as peças e as cores certas conforme o estilo proposto.

Se tratando de materiais como revestimentos, tipo e cor de bancada, louças e metais, existem uma variedade imensa no mercado e cada um sempre com um novo design, um novo redesign, uma tecnologia nova, enfim. Caberia um post inteiro para cada item, mas isso vai ficar para uma próxima conversa. Ok!


Repare no detalhe ulta moderno dessa ducha de banho!! Repare também que a banheira está á direta em um nível mais alto, nivelada com a bancada da pia. Adorei essa escadinha.

Outro banheiro finérrimo. Repare que também está com desnível para o chuveiro e que o piso é uma grelha que capta a água para levar ao ralo... não dá para tomar banho com bijus nesse chuveiro né.. srsrs

Cara de banheiro brasileiro não é!! Não temos o habito de usar pias de colunas individuais, embora eu goste muito. Este aqui é bem espaçoso, pias pequenas e individuais, chuveiro ao fundo e chaise almofadada para relaxar. 


Nos dias de hoje, costumo dizer que não existe regra, por exemplo: colocar ou não banheira? Piso e parede da mesma cor? Neutro ou com estampa? Tá na moda isso, ou aquilo?... Afinal, tudo vale quando pensado com cautela e usando o bom senso e bom gosto, aliados a um bom planejamento vistoriado por um profissional de interiores.

Mas quando estiver projetando e executando seu banheiro vale conferir umas dicas que são importantes de lembrar. 
  •  dê preferência para revestimento e piso que são de fácil manutenção, ou seja, que se limpa sem grandes esforços físicos e que seca com facilidade, ou seja, para não ficar acúmulos de umidade pelos cantos.
  • lembre-se que o piso, pelo menos a parte interna do Box, deve proporcionar estabilidade durante o banho, principalmente quando está com a espuma do sabonete escorrendo. Evite os pisos lisos e com polimentos e dê preferência aos sem brilho de superfície natural.
  • escolha revestimentos retificados que são aqueles que permite fazer o rejuntamento fino em torno de 1,5mm. Isso é para evitar problemas com rejunte escuro e encardido.
  • e para não se ter mesmo problemas com rejunte encardido, sujo e solto, escolha o rejuntamento epóxi. Este possui composição á base de resina e pó endurecedor. É o que há de melhor e mais prático se tratando de rejuntamento. Mas lembrem-se, somente assentadores especializados sabem lidar com a aplicação desse tipo de rejunte.
  • observe se o escoo da água realmente corre sozinha em direção ao ralo. O que não pode é ficar água empossada sem escorrer para o ralo.
  • certifique-se quando á altura das bancadas, considerando o tipo de cuba que irá sobre ela. Cubas de apoio precisa-se descontar a altura da cuba sob a altura da bancada, ou seja, a bancada deve ser mais baixa em torno de 75 a 80, mas é sempre bom fazer o teste no local considerando a altura do usuário em relação aos movimentos que serão executados.
  • caso tenha pouco espaço para criar duas suítes distintas, opte pelo Banheiro Americano que são aqueles que atendem para dois dormitórios, ou seja, o acesso para ele é á partir de duas portas, uma para cada dormitório. Na grande maioria, a instalação da bancada com a pia faz a circulação entre um dormitório para outro enquanto o sanitário e o chuveiro ficam fechados por porta isolada.
  • pense na iluminação também. Muitos banheiros apresentam somente um ponto de luz que fica no centro. Distribua esses pontos, lance pontos de luz para a bancada e para dentro do Box também, seja por dicroicas, iluminação de led ou iluminação embutida.  Banheiros claros e iluminados facilita muito se tratando da limpeza pessoal e do próprio espaço.
  • para aproveitar espaço faça nichos. Seja nichos embutidos (escavados) na parede ou nichos sobrepostos (externos). Vale locar nichos dentro do box, ao lado da bancada e onde houver espaço para depositar cosméticos e artigos de higiene.
  • se atente quando ao cheiro do banheiro. Os ralos e escoo de água da pia e do vaso sanitário devem estar sempre bem encaixados e bem instalados para que não exale odores. Crie uma corrente de ar através das janelas e portas. depois de pronto, mantenha-o sempre com cheiro agradável e confortável. Para isso use aromatizadores automáticos ou manuais, sachês, velas, difusores de aromas, home sprays ou o bom e velho desinfetante aromatizado.


Tipicamente um clássico!! Branco + bege é lindo e atemporal. Detalhe das paredes espelhadas refletindo tudo. Olha como cria profundidade para este espaço.

Clean e perfeito para os usuários do básico e do necessário. Detalhe do piso com placa de madeira tipo deck para o box (isso poderia ser colocado em qualquer banheiro usando porcelanato imitando madeira).

Gosto desse banheiro porque também é um clássico. Formas curvas, pastilhas cor nude ou bege, lustre requintado. É praticamente uma linda sala de banho.

Todo de Travertino Romano (travertino é um mármore super clássico e lindo. É esse que reveste o piso e a parede). Gostei desse box super confortável e com esse mega nicho embutido. 

Cara de banheiro masculino. Formas retas, madeira escura e sem excessos. Repare no piso de pastilha. Dá trabalho para limpar, mas é lindíssimo. Eu amo!!!!

Ponto para as pastilhas de cor vinho. Que deixou esse espaço um xiquê danado.

Banheiro branquinho. Detalhe para os pontos de pastilhas douradas que reveste as paredes e para as torneiras também douradas.

Imagino que este gabinete atrás do chuveiro é onde está instalado o vaso sanitário. Muitas pessoas preferem deixar este setor isolado para ficar mais á vontade em relação aos outros que entram no banheiro.

Se seu banheiro é espaçoso, porque não revestimentos de tons escuros!! Cria uma atmosfera sóbria e moderna. Mas não se esqueça de intensificar a luz para quando precisar. 

Repare que o box está nivelado com a circulação do banho enquanto a maioria é dotado de rebaixo para que a água não fuja do box. Mas isso é devido o modelo do piso que é uma grelha para captar a água no fundo levando para o ralo.

Uau!!! Uma perfeita sala de banho. Veja a claridade do sol entrando pelo espaço. Até parece que lá no fundo é aberto para algum tipo de jardim.

Convencional e não menos interessante que os outros. Excelente ideia para banheiros de apartamento.Esse revestimento amadeirado levantou o espirito sem graça que existia. 

Gosto desse modelo com box super espaçoso e com este banco de alvenaria que facilita e ajuda a apoiar-se durante o banho. 


Aqui tem de tudo mas não perde em nada. Banheira grande e confortável, nichos para apoio de utensílios de banho, bancada e cuba do mesmo material, espelhos imensos, box com 2 chuveiros, luz natural, TV e jardim. Perfeito!!!

Espaço clean com um toque de elegância com o mármore Marrom Imperador. Veja a iluminação invertida atrás do espelho, isso é excelente para se maquiar além de criar esse efeito visual super legal.

Outra boa ideia para banheiros de apartamentos. Bancada pequena. Apoio básico na parte inferior, detalhe para este
revestimento amadeirado ao lado do espelho. Espaço pequeno e de super bom gosto.


Gosto muito de pensar e projetar banheiros. Espero que tenham gostado da seleção de fotos e das dicas que separei com cuidado. Agora, mãos a obra para construção do seu sonho.

Abraços para todos!!



As imagens contidas no blog são retiradas de outros blogs e sites aleatórios da internet. Caso seja o proprietário das imagens e não estiver de acordo com o uso, por favor, entrar em contato e solicitar a retirada das imagens. Obrigada!



by Clara Helou Castilho