domingo, 27 de outubro de 2013

CASA DE PRAIA


Passeando pela internet, olha só o que encontrei. Um projeto magnífico de 2006 de uma casa de praia em São Sebastião – SP.

Essa casa está localizada na região da Praia Preta e o projeto foi executado pelo escritório de arquitetura Nitsche Arquitetos Associados.

Vamos lá conhecer!!!


Vista frontal da varanda, que dá acesso para a praia.


Vista lateral da varanda, que dá acesso para a praia.


Vista frontal da casa para quem vem da praia á partir do deck de madeira. Veja toda a amplitude e a imponência da casa. 


Já na varanda, toda a vista da sala de estar.


Outra vista á partir da varanda. Visualização do estar, do home, da sala de jantar  e cozinha ao fundo da imagem.


Sala de jantar e cozinha. 


Vista direta da sala de jantar com sua mesa ultra moderna e a rusticidade da parede e do piso de pedra. 


Confortáveis mobílias compõem a sala de estar. Veja a vista que se tem do mar... um show!!!


Vista da varanda para a praia.


Vista á partir da praia para toda a construção.


Novamente, outra vista ao entardecer.


Detalhe para a iluminação escondida e com os fachos de luz indireta.



Essa casa foi construída em uma faixa de terra que fica entre a praia e as montanhas da Mata Atlântica.

Casa no melhor estilo praiano contemporâneo. Composta por elementos naturais como estruturas de madeira, piso e algumas paredes de pedra, pé direto alto e portas de correr de vidro deixando o espaço amplo e aberto para correr toda a brisa que vem do mar.

A casa é uma grande plataforma retangular. Esta, que passou por todo processo da reforma é finalizada desta maneira. Possui 4 suítes amplas e aconchegantes. Todas iguais, simétricas e com acesso direto para a varanda de frente para o mar.

A área de uso comum promove o máximo do convívio entre os participantes (moradores). Sala de estar, sala de TV, sala de jantar e a cozinha estão integrados, a fim de se tornarem um espaço amplo e único.

A varanda é como uma extensão da areia da praia em conexão com um confortável deck de madeira.

A fachada principal é voltada para a praia, enquanto a fachada oposta se volta para as montanhas. Vista do mar, a casa ganha a aparência de estar em contato direto com a praia e com o mar. Proporcionando para os usuários e visitantes o fortalecimento de suas características de ligação das forças naturais que a cercam.



Planta Baixa da construção. O parte superior da foto já se trata da faixa de areia da praia.


Gostou de viajar nessa ideia? Está um calorão aqui na minha região (Goiânia). Olhar e descobrir lugares assim me faz logo querer planejar logo minhas férias para a praia... E porque não, hem!!! Sonhar com sombra e água fresca e um pouco de mordomia faz bem pra qualquer ser vivente. (srsrsrsr).

Mas, espero sim que tenham curtido tanto quanto eu.
Grande abraço e muito frescor para todos nós!!!


Beijos!



Participe do meu blog. Seja mais um membro. Venha participar das atualizações, deixar recados e expor seu ponto de vista em relação aos temas. Para mim, será um prazer!!!



by Clara Helou Castilho

As imagens contidas no blog são retiradas de outros blogs e sites aleatórios da internet. Caso seja o proprietário das imagens e não estiver de acordo com o uso, por favor, entrar em contato e solicitar a retirada das imagens. Obrigada!

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

CASA COM BOSSA


BOSSA tem um significado que quer dizer jeito, maneira, modo de fazer ou desenvolver algo.

Quando alguém faz alguma coisa de modo diferente, original e de modo simples, diz que essa pessoa tem “bossa”.

Na verdade é uma gíria carioca da época dos anos 50. Isso por influências da época, seja pela música, pela moda, pela política, pela arquitetura que construiu toda a história em meados dos século XX esse estilo dominou nosso cotidiano e as nossas vidas.

Atualmente essa gíria tem voltado para representar uma série de estilos e mixagens que representam algo simples, familiar e que ao mesmo tempo seja ousado e diferente... dá para entender?? Pois é, nem eu às vezes... srsr.

Pra mim, se tratar de “estilo com bossa”, nada mais é representar a alma e o estilo brasileiro de ser, com todo charme que existe.

A arquitetura, as artes, o design brasileiro, a moda. Acredito que nunca esteve tão em alta como está o nosso estilo brasileiro de ser e o design brasileiro de se fazer. Somos reconhecidos e representados nos mais diversos escalões da moda, das artes e do design no mundo. Nossos artistas sabem e estão fazendo acontecer o nome do Brasil no mercado estrangeiro. Portanto acredito que se tratar de casa com BOSSA é representar todo nosso estilo.

Estou falando da arquitetura brasileira que possui seus traços retos, que explodiu com a cultura modernista, contextualizados em espaços abertos, mesclado com a natureza que invade nossas casas, com cores cleans de tons naturais mesclados com toda tropicalidade que existe.


Mobília neutra, lisa. Jogue as cores para as paredes, tecidos e valorize a madeira. Junte tudo isso com uma boa iluminação indireta. Está aí, linda sala de estar. Não pesa visualmente, é atemporal e perfeito. 


Mais um lindo ambiante com mobília limpa e reta. Valorização das peças em madeira. Cores leves para as paredes e iluminação bem pontuada para destacar e dar vida a esta sala.


Bem típico das casas modernistas dos anos 40 é o piso de taco. É uma característica bem brasileira, somados com o traço reto e limpo dos móveis, torna esta sala bem .... BOSSA!!


O teto alto com as paredes e piso brancos, vale lançar cores quentes bem ao estilo tropical. Note o desenho que todos os elementos desse espaço traça. Simples e com puro design. É brasilidade minha gente.


As cores já foram mais soltas nesta sala. Note como é despojada e culturalmente rica. Seja pela rede que também serve de elemento decorativo, seja pela pequena biblioteca á vista. Detalhes de obras de arte em um plano visual bastante caseiro.


Esse cantinho eu gosto muito. Repare que a mobília novamente é limpa (sem estampas) com destaque para a poltrona de cor vinho e principalmente para os quadro que adornam todas as paredes.


Painel da tv com treliça de madeira atrai o olhar para esta sala que foi equilibrada com a mobília neutra.


Ai... bem linda e "sussa" (sossegada) é esta sala. Dá para perceber que há bastante permeabilidade da luz natural e as peças de madeira deste home  o torna aconchegante e acolhedor.


Lembra que eu falei no texto da natureza quase que invadindo a casa?? Pois é bem isso que vejo nesta sala. Adorei. Sinto paz neste lugar. Poltronas confortáveis, mesa de jantar ao lado. Há muita vida neste espaço.


Sala para um ambiente mais fechado, como um apartamento por exemplo. Muita madeira, tijolinhos á vista. Cores neutras em contrastes com a intensidade do preto e dos elementos decorativos. É charmosa, então possui BOSSA!!!


Seria um mini-loft super estiloso? Máquina de lavar, mesa de jantar para muitos amigos, ao fundo um cooktop para rápidas refeições. Não sei, mas está tão lindo e sóbrio, da vontade de ter em casa. Percebo que a máquina de lavar e a geladeira podem ser escondidos através dos painéis de correr de madeira. Show né!!


Super clean, traços clássicos e cores neutras e pastéis. Esta é uma sala de estar que pode ser integrada com o home através deste painel branco no fundo da foto. Veja na foto abaixo.


A mesma sala com o painel aberto. Muito legal não é!! Repare em cada detalhe e em cada canto desta sala, por favor!! Tecidos na tonalidade cru, sem excessos, detalhe para o painel de espelho no canto da direita e a luz focando o centro da sala. Linda né!!


A cara do Brasil (na minha opinião). Poltrona MOLE de Sérgio Rodrigues (a de cor caramelo - designer brasileiro), piso de taco, valorização da madeira e uma mini biblioteca ao fundo. Adorei.


Mais uma vez uma sala clean, bem ao tom natural e sem perder a elegância. Casa de clima tropical, né!!


Uma linda sala em homenagem á Vinicius de Moraes, cheia de BOSSA, a cara do Rio de Janeiro com vários elementos representativos. Espaço da arq. Cynara de Siqueira para a Casa Cor Goiás 2013.


Viva Bossa para todos, tem jeitinho brasileiro de ser mais legal que esse. Receber os amigos em uma grande mesa de jantar de madeira com poltronas neutras e confortáveis. (É a casa brasileira).


Lindamente toda trabalhada na elegância. Bases (piso, parede, teto e mobília em geral) branco e neutro. Destaque para os elementos de madeira e nas pequenas peças de decoração que compõe o visual da sala.


Os móveis que são a nossa cara ( cara do Brasil),  para pontuar essa sala. Estruturas de madeira sempre fez parte do nosso currículo. 


Brasil no prato. É isso que me vem á cabeça vendo esta composição toda. Aqui elementos de Joaquim Tenreiro (mesa e cadeiras) somados a obras de arte ao melhor estilo tropical. Lindo!!!



Gostaram da seleção das fotos?
Espero que tenham aproveitado bastante e que tenha sido útil para você que está atrás de boas ideias com um estilo clean, reto e elegante para sua casa.
Isso é Bossa. Valorize os nossos artistas, nossos elementos naturais, nossa natureza e nosso cotidiano brasileiro que é a paz de espírito, uma boa música brasileira, nossos sabores da culinária, nossas relações carismáticas com nossos amigos e familiares. E... Viva Bossa para todos nós!!!

Abraços!!




As imagens contidas no blog são retiradas de outros blogs e sites aleatórios da internet. Caso seja o proprietário das imagens e não estiver de acordo com o uso, por favor, entrar em contato e solicitar a retirada das imagens. Obrigada!


by Clara Helou Castilho


sexta-feira, 11 de outubro de 2013

ADEGAS


Um ambiente como este, como qualquer outro ambiente, deve-se antes ser pensado e planejado. Excelente apreciadora de vinhos que eu sou, (só sei beber, sem nenhum conhecimento técnico.. srsrs) gosto de toda envolvência que o assunto trás e acompanhando vários projetos tenho notado como é crescente a apreciação por esses espaços intimistas criado dentro de casa para receber os verdadeiros amigos.

Podemos separar as adegas de duas formas, as climatizadas e as sem refrigeração.
O fato é que as garrafas devem estar condicionadas a uma temperatura medianamente baixa.
Tempos atrás esses espaços eram localizados em algum tipo de galpão ou porão das casas, justamente por se tratar de ambientes normalmente mais frios, excelente exemplo para as adegas sem refrigeração, pois mantém a temperatura ideal constante. 

Mas para as condições atuais, cada vez mais crescente são as pedidas por adegas integradas ao estar, ao gourmet ou a cozinha. Espaços dentro de casa. O ideal é que esses espaços sejam afastados das radiações solares e excessos de claridades. Para isso, falamos das adegas climatizadas. É... estou falando de espaço e não daquelas mini adeguinhas que ficam encostadas na parede, que também faz parte de uma composição bastante interessante.


Sala 1 - Adega fechada como um grande armário, onde as garrafas são vistas parcialmente pelo visor de vidro. 


Sala 1 - Outra vista de toda adega em campo visual maior. Repare que nesse mega armários possuem todos os compartimentos necessários para armazenamento das garrafas  e demais equipamentos.


Uma adega em forma de cápsula. Climatizada e de separado acesso.


Um pequeno cantinho separado pela porta de correr. Armazenamento somente para as garrafas e algumas caixas que estão na prateleira superior.


Sala 2 - Uma sala de jantar com uma linda adega de fora a fora fechada pelas portas de correr. Até parece um lindo painel decorado.


Sala 2 - Vista em outro ângulo da mesma sala da foto acima.

Hoje há empresas especializadas para este tipo de instalação.
Uma boa adega precisa ter o cuidado de proporcionar em seu ambiente o seguinte:
  • Climatização..... esses espaços funcionam como uma grande geladeira. Média da temperatura a 14 °C.
  • Iluminação adequada e delicada..... isso não é somente para fazer o efeito intimista que se pede, mas sim, para evitar a oxidação das bebidas causadas pela claridade em excesso ou pelo calor emitido pelas lâmpadas. Muitos projetos pode-se usar LEDs.
  • Marcenaria planejada..... que seja planejado o armazenamento ideal para as garrafas, taças, caixas e outros equipamentos e utensílios que serão utilizados nesse espaço. 
Quando se tem mais espaço, esses espaços podem ser tomados por mobília, uma bancada com pia para os preparos da degustação, armários para guardar livros sobre os assuntos, música ambiente, enfim, pode-se ter um espaço completo. Em outros casos, somente a adega fechada e toda ambientação fica por conta do ambiente em que está inserido.

Para deixar o ambiente um pouco mais descontraído, há aqueles que incluem uma mesa de jogos, seja de pôquer ou bilhar para deixar a diversão fluir.


Sala 3 - Uma linda sala de estar confortável  para receber bem os amigos e familiares.


Sala 3 - Outra vista da sala. Note que em ambientes assim é bastante tipico e elegante usar moveis de madeira, seja natural ou o MDF. Tons pasteis e neutros contrastando com o preto ou o branco e iluminação indireta e contida.


Uma sala co características rústicas com toques de moderno. Adoro essa adega porque ela é imponente e trás permeabilidade visual em todo seu interior. 


Um pequeno espaço fechado dentro de um hall de circulação. A cor preta em composição com a madeira confere elegância e classe a esse espaço.


Adoro esses nichos um de cada forma e cor. É bom para separar as garrafas por categoria, tipo e formato.


Até parece um quartinho para degustação. Achei muito confortável e acolhedor. Gosto dos tons da cor do vinho para as peças decorativas, deixa o ambiente mais aquecido.


Sala 4 - Agora essa sala de estar é FANTÁSTICA. Repare que o piso é de vidro e através dele você tem toda a visão da adega na parte inferior, incandescente com essa iluminação azul. Demais!!!


Sala 4 - Vista interna da adega. Ulta moderna. Esses compartimentos para as garrafas são de acrílico para que a iluminação seja rebatida criando esse efeito vibrante.


Sala com uma adega em um pequeno espaço reservado somente para o armazenamento das garrafas.


Esta sala até parece um mini bistrô. Gostei muito. Valorizou os espaços, a iluminação, as texturas das paredes e essa bancada de apoio para as peças de degustação facilita a usabilidade deste espaço.


Esta é a vista externa de adega de um restaurante. Fechada por portas de correr e climatizada.

Aproximando do espaço.


Vista interna. Esse tipo de adega possui um sistema chamado B´BLOCK. Esse sistema são esses anéis que apoiam o gargalo das garrafas na inclinação correta para armazenagem (segundo estudos).

Modelo do sistema B´BLOCK.


As garrafas são armazenadas desta forma, através desse sistema. Seguindo uma inclinação de 13°. 


Foto modelo das garrafas em seu armazenamento.


A arquiteta Flora Bittencourt, também diretora da Lacava Adegas Personalizadas em Porto Alegre, conta que a maior parte dos interessados em ter uma adega em casa são os homens acima de quarenta anos. "Eles entendem a adega como parte de um ambiente íntimo onde se pode receber os amigos para relaxar e conversar".

O importante não é se preocupar somente com o espaço. Seja criativo, tenha bom gosto e disposição!!!


Se você está gostando desse espaço. Siga-me para ficar por dentro das postagens. Participem também, com comentários, depoimentos, sugestões e dicas para melhoramento para que este espaço seja suficientemente agradável para todas vocês.
Muito obrigada pela companhia.

Abraços!!


As imagens contidas no blog são retiradas de outros blogs e sites aleatórios da internet. Caso seja o proprietário das imagens e não estiver de acordo com o uso, por favor, entrar em contato e solicitar a retirada das imagens. Obrigada!


by Clara H. Castilho