quinta-feira, 24 de outubro de 2013

CASA COM BOSSA


BOSSA tem um significado que quer dizer jeito, maneira, modo de fazer ou desenvolver algo.

Quando alguém faz alguma coisa de modo diferente, original e de modo simples, diz que essa pessoa tem “bossa”.

Na verdade é uma gíria carioca da época dos anos 50. Isso por influências da época, seja pela música, pela moda, pela política, pela arquitetura que construiu toda a história em meados dos século XX esse estilo dominou nosso cotidiano e as nossas vidas.

Atualmente essa gíria tem voltado para representar uma série de estilos e mixagens que representam algo simples, familiar e que ao mesmo tempo seja ousado e diferente... dá para entender?? Pois é, nem eu às vezes... srsr.

Pra mim, se tratar de “estilo com bossa”, nada mais é representar a alma e o estilo brasileiro de ser, com todo charme que existe.

A arquitetura, as artes, o design brasileiro, a moda. Acredito que nunca esteve tão em alta como está o nosso estilo brasileiro de ser e o design brasileiro de se fazer. Somos reconhecidos e representados nos mais diversos escalões da moda, das artes e do design no mundo. Nossos artistas sabem e estão fazendo acontecer o nome do Brasil no mercado estrangeiro. Portanto acredito que se tratar de casa com BOSSA é representar todo nosso estilo.

Estou falando da arquitetura brasileira que possui seus traços retos, que explodiu com a cultura modernista, contextualizados em espaços abertos, mesclado com a natureza que invade nossas casas, com cores cleans de tons naturais mesclados com toda tropicalidade que existe.


Mobília neutra, lisa. Jogue as cores para as paredes, tecidos e valorize a madeira. Junte tudo isso com uma boa iluminação indireta. Está aí, linda sala de estar. Não pesa visualmente, é atemporal e perfeito. 


Mais um lindo ambiante com mobília limpa e reta. Valorização das peças em madeira. Cores leves para as paredes e iluminação bem pontuada para destacar e dar vida a esta sala.


Bem típico das casas modernistas dos anos 40 é o piso de taco. É uma característica bem brasileira, somados com o traço reto e limpo dos móveis, torna esta sala bem .... BOSSA!!


O teto alto com as paredes e piso brancos, vale lançar cores quentes bem ao estilo tropical. Note o desenho que todos os elementos desse espaço traça. Simples e com puro design. É brasilidade minha gente.


As cores já foram mais soltas nesta sala. Note como é despojada e culturalmente rica. Seja pela rede que também serve de elemento decorativo, seja pela pequena biblioteca á vista. Detalhes de obras de arte em um plano visual bastante caseiro.


Esse cantinho eu gosto muito. Repare que a mobília novamente é limpa (sem estampas) com destaque para a poltrona de cor vinho e principalmente para os quadro que adornam todas as paredes.


Painel da tv com treliça de madeira atrai o olhar para esta sala que foi equilibrada com a mobília neutra.


Ai... bem linda e "sussa" (sossegada) é esta sala. Dá para perceber que há bastante permeabilidade da luz natural e as peças de madeira deste home  o torna aconchegante e acolhedor.


Lembra que eu falei no texto da natureza quase que invadindo a casa?? Pois é bem isso que vejo nesta sala. Adorei. Sinto paz neste lugar. Poltronas confortáveis, mesa de jantar ao lado. Há muita vida neste espaço.


Sala para um ambiente mais fechado, como um apartamento por exemplo. Muita madeira, tijolinhos á vista. Cores neutras em contrastes com a intensidade do preto e dos elementos decorativos. É charmosa, então possui BOSSA!!!


Seria um mini-loft super estiloso? Máquina de lavar, mesa de jantar para muitos amigos, ao fundo um cooktop para rápidas refeições. Não sei, mas está tão lindo e sóbrio, da vontade de ter em casa. Percebo que a máquina de lavar e a geladeira podem ser escondidos através dos painéis de correr de madeira. Show né!!


Super clean, traços clássicos e cores neutras e pastéis. Esta é uma sala de estar que pode ser integrada com o home através deste painel branco no fundo da foto. Veja na foto abaixo.


A mesma sala com o painel aberto. Muito legal não é!! Repare em cada detalhe e em cada canto desta sala, por favor!! Tecidos na tonalidade cru, sem excessos, detalhe para o painel de espelho no canto da direita e a luz focando o centro da sala. Linda né!!


A cara do Brasil (na minha opinião). Poltrona MOLE de Sérgio Rodrigues (a de cor caramelo - designer brasileiro), piso de taco, valorização da madeira e uma mini biblioteca ao fundo. Adorei.


Mais uma vez uma sala clean, bem ao tom natural e sem perder a elegância. Casa de clima tropical, né!!


Uma linda sala em homenagem á Vinicius de Moraes, cheia de BOSSA, a cara do Rio de Janeiro com vários elementos representativos. Espaço da arq. Cynara de Siqueira para a Casa Cor Goiás 2013.


Viva Bossa para todos, tem jeitinho brasileiro de ser mais legal que esse. Receber os amigos em uma grande mesa de jantar de madeira com poltronas neutras e confortáveis. (É a casa brasileira).


Lindamente toda trabalhada na elegância. Bases (piso, parede, teto e mobília em geral) branco e neutro. Destaque para os elementos de madeira e nas pequenas peças de decoração que compõe o visual da sala.


Os móveis que são a nossa cara ( cara do Brasil),  para pontuar essa sala. Estruturas de madeira sempre fez parte do nosso currículo. 


Brasil no prato. É isso que me vem á cabeça vendo esta composição toda. Aqui elementos de Joaquim Tenreiro (mesa e cadeiras) somados a obras de arte ao melhor estilo tropical. Lindo!!!



Gostaram da seleção das fotos?
Espero que tenham aproveitado bastante e que tenha sido útil para você que está atrás de boas ideias com um estilo clean, reto e elegante para sua casa.
Isso é Bossa. Valorize os nossos artistas, nossos elementos naturais, nossa natureza e nosso cotidiano brasileiro que é a paz de espírito, uma boa música brasileira, nossos sabores da culinária, nossas relações carismáticas com nossos amigos e familiares. E... Viva Bossa para todos nós!!!

Abraços!!




As imagens contidas no blog são retiradas de outros blogs e sites aleatórios da internet. Caso seja o proprietário das imagens e não estiver de acordo com o uso, por favor, entrar em contato e solicitar a retirada das imagens. Obrigada!


by Clara Helou Castilho


Nenhum comentário :

Postar um comentário